Desde o nascimento, as crianças são submetidas aos números, noções de quantidade e espaço. Entender o “mundo” das crianças é um desafio aos professores, pois a cada dia se “descobre” um jeito diferente de contar ou de brincar com recursos diversos, é sempre uma diversão as novas descobertas no mundo infantil. Tudo começa quando se aprende a mostrar a idade com os dedos, dividir doces com os amigos, a noção de espaço por onde se anda.
As crianças pensam diferente dos adultos, sendo assim, é preciso se adequar as condições e aos ambientes disponíveis para que o entendimento infantil seja satisfatório aos olhos do educador no momento. Além do mais, cada criança pensa diferente da outra, por isso torna-se necessário trabalhar de forma especifica com cada criança, não se esquecendo de trabalhar com o que há disponível no local (PIAGET, 1977).
Torna-se importante lembrar que, o pensamento evolui, passando por estágios, sendo que em cada estágio, a criança tem uma maneira especial de entender e explicar as coisas do mundo. Devido a difícil tarefa de se explorar o mundo a sua volta, baseando na matemática, é necessário criar um mundo artificial para facilitar a exploração realizada pela criança. Esse mundo é criado através de materiais concretos, os quais as crianças podem manipulá-los, montá-los, etc.
A inteligência é um sistema de operações; todas as matemáticas são sistemas de operações. A operação não é outra coisa senão uma ação; é uma ação real, mas interiorizada e tornada reversível. Para que a criança chegue a combinar as operações, quer se trate de operações numéricas, quer de operações espaciais, é necessário que ela tenha manipulado, que tenha agido que tenha experimentado [...]. Estas ações se interiorizam e, ao se interiorizarem, coordenam-se e tornam-se reversíveis, transformando-se assim em operações (PIAGET, 1977, p. 22).
Um fator importante é o meio social onde esta criança vive, pois este pode ser fundamental no processo de aprendizagem. Pois a convivência dentro e casa pode interferir no processo de aprendizagem. O incentivo às crianças é de suma importância no mundo atual, visto que, a cada dia tudo se renova, todos os métodos de ensino são melhorados.
Observando a necessidade de obter resultados concretos no ensino da matemática, Jean Piaget desenvolveu trabalhos com crianças a fim de buscar entender o universo infantil, e até mesmo buscar uma forma que facilite os métodos de ensino.
Graças aos diversos estudos sobre a educação infantil x matemática, podemos dizer com convicção que as crianças desenvolvem maneiras e conceitos próprios sobre os números. Para a pesquisadora piagetiana Constance Kamii (1984, p.19), “o número é uma síntese de dois tipos de relação que a criança elabora entre os objetos. Uma é a ordem e a outra é a inclusão hierárquica”.
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PLANO DE AULA
Matemática
(História da matemática)
Público-Alvo: Pré adolecente.
Turma: 5º Ano.
Idade das Crianças: de 9 á 10 Anos.
Período: 2 aulas de 50 minutos.
Números de crianças por Professor: 25 Alunos.
Local onde as Atividades serão desenvolvidas: Sala de Aula.
Materiais Utilizados: Livros sobre a história da matemática.
Objetivos: Mostrar aos alunos como surgiu os números. E para poderem perceber como a matemática está presente em várias áreas da sociedade, como: na arquitetura, medicina, física, química e etc.
Atividades: Mostrar e fazer com que pratiquem atividades de:
Turma: 5º Ano.
Idade das Crianças: de 9 á 10 Anos.
Período: 2 aulas de 50 minutos.
Números de crianças por Professor: 25 Alunos.
Local onde as Atividades serão desenvolvidas: Sala de Aula.
Materiais Utilizados: Livros sobre a história da matemática.
Objetivos: Mostrar aos alunos como surgiu os números. E para poderem perceber como a matemática está presente em várias áreas da sociedade, como: na arquitetura, medicina, física, química e etc.
Atividades: Mostrar e fazer com que pratiquem atividades de:
- Aritmética
- Álgebra
- Geometria
- Porcentagem
- Estatística
- Educação Matemática
Conteúdo:
- Álgebra
- Geometria
- Porcentagem
- Estatística
- Educação Matemática
Conteúdo:
Livro: A História da Matemática
Autor: Rooney, Anne
Editora: M. Books
Temas: Matemática, História
Autor: Rooney, Anne
Editora: M. Books
Temas: Matemática, História
ou - Livro: A História da Matemática
Autor: Boyer, Carl B.
Editora: Bluncher
Temas: Matemática, História, Ciências Exatas
Avaliação: Obesrvar a participação e o interesse dos dos alunos enfatizando sempre no resultado das atividades feitas em sala de aula
Autor: Boyer, Carl B.
Editora: Bluncher
Temas: Matemática, História, Ciências Exatas
Avaliação: Obesrvar a participação e o interesse dos dos alunos enfatizando sempre no resultado das atividades feitas em sala de aula
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